A UFRB, através da Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT, e a Direc 32 já capacitaram mais de 500 bolsistas - entre coordenadores/as e alfabetizadores/as na II Etapa do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA, na Direc 32.
O primeiro grupo de bolsistas, dos municipios de Cruz das Almas, São Felipe, Sapeaçu e Governador Mangabeira entrou em sala de aula no dia 12 de janeiro e durante cinco dias participou das atividades de formação. A eles seguiram-se alfabetizadores de Cachoeira, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu e Sapeaçu. Agora, cerca de mais trezentos bolsistas, de Maragogipe e Santo Amaro (Direc 31, estarão em sala de aula quando o quarto e último grupo concluirá sua formação inicial.
Para a realização do trabalho, a Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT, sob a responsabilidade da Professora Valdíria Oliveira Rocha, conta com a Coordenação Pedagógica da Professora Ana Rita Santiago da Silva do Centro de Formação de Professores-CFP e a Coordenação Administrativa de Kátia Regina Leão; com uma equipe de nove pessoas, quatro alunos bolsistas e 45 professores formadores, da própria universidade e outros convidados.
Enquanto Unidade Formadora do Topa, a UFRB é responsável tanto pela formação inicial como pela formação continuada de alfabetizadores e coordenadores de turmas do programa, através do trabalho de coordenadoras pedagógicas zonais, que se reunem mensalmente com as equipes de cada municipio para planejar, avaliar e debater os avanços do Programa na região.Este acompanhamento é feito de forma conjunta com a Supervisão do Topa na Direc.
Para a Coordenadora de Cultura e Educação da PROEXT, este trabalho possibilita aos Profissionais da UFRB um conhecimento mais abrangente da sociedade do Recôncavo, das questões de natureza social, cultural, econômica e política, abrindo possibilidade de fontes de pesquisa e extensão tanto no campo da alfabetização e da educação do público de jovens e adultos, quanto para outras questões vinculadas às necessidades sociais.
"Do ponto de vista institucional o Programa tem propiciado análises, reconhecimento e problematização da administração de recursos de Projetos e Programas dentro da Universidade, além de divulgar e inserir a UFRB na Região, de forma mais próxima e atuante, devido às parcerias que o Programa possibilita com as Prefeituras, Secretarias e Outros Órgãos Públicos, com os Movimentos Sociais e empresas sensíveis à causa de fundo histórico e social", conclui Valdíria Rocha.
Valdíria Rocha fala na abertura do Curso de Formação para Bolsistas do TOPA
Mesa de Abertura, com Valdíria Rocha, Marisete Andrade, Supervisora do Programa na Direc 32 e Alba Rocha, da equipe de Mobilização da SEC/TOPA
Professora Ana Rita Santiago da Silva fala para participantes da Formação
Apresentação de Grupo de Trabalho
Leda, coordenadora zonal do TOPA pela UFRB
Trabalhos realizados na Formação
2 comentários:
é uma vegonha essa direc 32 ja tem 3meses que essa direc nao paga os tecnicos da matricula.2011
gastei até gasolina do meu dinheiro pra resolver poblema de outras escola é uma vergonha e falta de respeito com o profisional. direc 32 de cruz das almas.
Postar um comentário