domingo, 3 de maio de 2009

Formação inicial de Bolsistas do TOPA vai até o mês de maio


A UFRB, através da Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT, e a Direc 32 já capacitaram mais de 500 bolsistas - entre coordenadores/as e alfabetizadores/as na II Etapa do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA, na Direc 32.

O primeiro grupo de bolsistas, dos municipios de Cruz das Almas, São Felipe, Sapeaçu e Governador Mangabeira entrou em sala de aula no dia 12 de janeiro e durante cinco dias participou das atividades de formação. A eles seguiram-se alfabetizadores de Cachoeira, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu e Sapeaçu. Agora, cerca de mais trezentos bolsistas, de Maragogipe e Santo Amaro (Direc 31, estarão em sala de aula quando o quarto e último grupo concluirá sua formação inicial.

Para a realização do trabalho, a Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT, sob a responsabilidade da Professora Valdíria Oliveira Rocha, conta com a Coordenação Pedagógica da Professora Ana Rita Santiago da Silva do Centro de Formação de Professores-CFP e a Coordenação Administrativa de Kátia Regina Leão; com uma equipe de nove pessoas, quatro alunos bolsistas e 45 professores formadores, da própria universidade e outros convidados.

Enquanto Unidade Formadora do Topa, a UFRB é responsável tanto pela formação inicial como pela formação continuada de alfabetizadores e coordenadores de turmas do programa, através do trabalho de coordenadoras pedagógicas zonais, que se reunem mensalmente com as equipes de cada municipio para planejar, avaliar e debater os avanços do Programa na região.Este acompanhamento é feito de forma conjunta com a Supervisão do Topa na Direc.

Para a Coordenadora de Cultura e Educação da PROEXT, este trabalho possibilita aos Profissionais da UFRB um conhecimento mais abrangente da sociedade do Recôncavo, das questões de natureza social, cultural, econômica e política, abrindo possibilidade de fontes de pesquisa e extensão tanto no campo da alfabetização e da educação do público de jovens e adultos, quanto para outras questões vinculadas às necessidades sociais.

"Do ponto de vista institucional o Programa tem propiciado análises, reconhecimento e problematização da administração de recursos de Projetos e Programas dentro da Universidade, além de divulgar e inserir a UFRB na Região, de forma mais próxima e atuante, devido às parcerias que o Programa possibilita com as Prefeituras, Secretarias e Outros Órgãos Públicos, com os Movimentos Sociais e empresas sensíveis à causa de fundo histórico e social", conclui Valdíria Rocha.

Valdíria Rocha fala na abertura do Curso de Formação para Bolsistas do TOPA


Mesa de Abertura, com Valdíria Rocha, Marisete Andrade, Supervisora do Programa na Direc 32 e Alba Rocha, da equipe de Mobilização da SEC/TOPA


Professora Ana Rita Santiago da Silva fala para participantes da Formação


Apresentação de Grupo de Trabalho

Leda, coordenadora zonal do TOPA pela UFRB

Trabalhos realizados na Formação

2 comentários:

Anônimo disse...

é uma vegonha essa direc 32 ja tem 3meses que essa direc nao paga os tecnicos da matricula.2011

Anônimo disse...

gastei até gasolina do meu dinheiro pra resolver poblema de outras escola é uma vergonha e falta de respeito com o profisional. direc 32 de cruz das almas.