quarta-feira, 8 de julho de 2009

PROJETO RODAS DE FORMAÇÃO NO TERREIRO

Brevemente neste blog maiores informações sobre esse projeto. Aguarde!

Caravana firma parceria para atendimento a a alfabetizandos do Topa

"A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou encontro com a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira para garantir que 1.150 alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) recebam atendimento oftalmológico. A Santa Casa de Misericórdia passa a integrar ao Programa de Atenção Oftalmológica, resultado de uma parceria das secretarias estaduais da Educação e Saúde.

A ação integra as atividades da Caravana da Educação, que foi instalada no dia 1º de julho, no Colégio Estadual da Cachoeira, no município de Cachoeira, atendendo à população. A idéia da Caravana é promover a integração entre os órgãos da SEC visando à melhoria do atendimento à comunidade local e o fortalecimento dos órgãos locais de educação (Direc e escolas), numa perspectiva de gestão descentralizada. O atendimento segue até as 18h.

Para o representante dos movimentos sociais, Teobaldo Miranda, o Topa tem sido muito importante para o desenvolvimento da região, pois além de educar, traz agora a assistência oftalmológica que também é relevante para o processo educacional. "É um estímulo para que as pessoas estudem, pois com a idade, a visão falha, e esta ajuda irá levantar ainda mais a auto-estima e o gosto pelos estudos", declarou Miranda.

Além de oferecer consultas, óculos e encaminhar os alfabetizandos para intervenções de maior complexidade em oftalmologia, o programa visa propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado e, conseqüentemente, melhoria do rendimento dos alfabetizandos e redução das taxas de evasão. A fase inicial já atende a alfabetizandos de 36 municípios.

Um levantamento realizado na primeira etapa do TOPA apontou que a maioria dos participantes tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a média de rendimento familiar per capita é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos." *



Na Direc 32 o atendimento oftalmológico começou a ser prestado no mês de abril, na Clínica Clion, em Muritiba. Já foram atendidos cerca de 600 alfabetizandos/as dos municipios de Muritiba, Governador Mangabeira e São Felipe, com prescrição de 546 óculos. Com o credenciamento de mais uma prestadora,a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, a previsão é de um incremento significativo na quantidade de alfabetizandos e alfabetizandas atendidas pelo programa e sua ampliação para outros municipios da Direc.

* Noticia colhida no Site da SEC: http://www.sec.ba.gov.br/aplicativos/noticia.asp?acao=5¬icia_id=717

Encontro com Entidades e Prefeituras Parceiras do TOPA 2009

Acontecerá no dia 16/07, em Cruz das Almas, o I Encontro com Entidades e Prefeituras Parceiras do TOPA 2009, promovido pela Direc 32, com o objetivo de apresentar o Programa, formalizar Adesões e mobilizar para o cadastramento à Etapa 2009 do TOPA.

Programação

8 h – Abertura
Apresentação do vídeo da Caravana da Educação

8 e 30 h – Apresentação do TOPA 2009, pela Equipe de Mobilização/TOPA/SEC e Supervisora do Topa

9 e 30 h – Lanche

9 e 50 – Esclarecimento de dúvidas

11 h – Relato de experiências exitosas – TOPA 2008

11 e 40 h – Encerramento

Público alvo: Entidades dos Movimentos Sociais e Gestores/as Locais
Convidados especiais: Proext/UFRB, 31ª Dires, Ponto Cidadão/Cruz das Almas
Data: 16 de julho de 2009, às 8 horas
Local: Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves
Cruz das Almas – Bahia

Caravana da Educação na Direc 32

A Direc 32 recebeu a Caravana da Educação nos dias 30 de junho e 1º de julho, com um sucesso estrondoso! E o Topa estava lá, é claro!

Mesa de Abertura:
Carlinda Lacerda, Diretora da Direc 32;
Alda Pepe, do Conselho Estadual de Educação;
Paulo Gabriel Nacif, Reitor da UFRB;
Adeum Sauer, nosso Secretário de Educação;
Orlando Peixoto, Prefeito de Cruz das Almas;
Yulo Oiticica, Deputado Estadual;
Sílvio Ataliba, Prefeito de Maragogipe;
Ananias Viana, Representante do Território Recôncavo.

Público presente na solenidade de Abertura da Caravana da Educação, na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, em Cruz das Almas


O TOPA NA CARAVANA DA EDUCAÇÃO




Foram cerca de 100 atendimentos a gestores municipais, representantes de Entidades já participantes do Programa e outras que buscaram informações sobre como aderir ao Topa, além de encontro com coordenadores de turma para avaliar o andamento da Etapa 2008 e apresentar experiências exitosas.

Além disso, o Programa foi destaque na cerimônia de abertura, dia 30/06, com duas apresentações que encantaram o público presente: o Samba-de-Roda 'Diga ao Povo que eu Topei', interpretado por Manoel Chagas , Coordenador de Turmas e lider comunitário da comunidade do Serrote, em Maragogipe e a peça teatral 'Joana, dona da própria vida', apresentada por alfabetizandas e alfabetizadoras do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Governador Mangabeira. (foto)