domingo, 3 de maio de 2009

Formação inicial de Bolsistas do TOPA vai até o mês de maio


A UFRB, através da Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT, e a Direc 32 já capacitaram mais de 500 bolsistas - entre coordenadores/as e alfabetizadores/as na II Etapa do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA, na Direc 32.

O primeiro grupo de bolsistas, dos municipios de Cruz das Almas, São Felipe, Sapeaçu e Governador Mangabeira entrou em sala de aula no dia 12 de janeiro e durante cinco dias participou das atividades de formação. A eles seguiram-se alfabetizadores de Cachoeira, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu e Sapeaçu. Agora, cerca de mais trezentos bolsistas, de Maragogipe e Santo Amaro (Direc 31, estarão em sala de aula quando o quarto e último grupo concluirá sua formação inicial.

Para a realização do trabalho, a Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT, sob a responsabilidade da Professora Valdíria Oliveira Rocha, conta com a Coordenação Pedagógica da Professora Ana Rita Santiago da Silva do Centro de Formação de Professores-CFP e a Coordenação Administrativa de Kátia Regina Leão; com uma equipe de nove pessoas, quatro alunos bolsistas e 45 professores formadores, da própria universidade e outros convidados.

Enquanto Unidade Formadora do Topa, a UFRB é responsável tanto pela formação inicial como pela formação continuada de alfabetizadores e coordenadores de turmas do programa, através do trabalho de coordenadoras pedagógicas zonais, que se reunem mensalmente com as equipes de cada municipio para planejar, avaliar e debater os avanços do Programa na região.Este acompanhamento é feito de forma conjunta com a Supervisão do Topa na Direc.

Para a Coordenadora de Cultura e Educação da PROEXT, este trabalho possibilita aos Profissionais da UFRB um conhecimento mais abrangente da sociedade do Recôncavo, das questões de natureza social, cultural, econômica e política, abrindo possibilidade de fontes de pesquisa e extensão tanto no campo da alfabetização e da educação do público de jovens e adultos, quanto para outras questões vinculadas às necessidades sociais.

"Do ponto de vista institucional o Programa tem propiciado análises, reconhecimento e problematização da administração de recursos de Projetos e Programas dentro da Universidade, além de divulgar e inserir a UFRB na Região, de forma mais próxima e atuante, devido às parcerias que o Programa possibilita com as Prefeituras, Secretarias e Outros Órgãos Públicos, com os Movimentos Sociais e empresas sensíveis à causa de fundo histórico e social", conclui Valdíria Rocha.

Valdíria Rocha fala na abertura do Curso de Formação para Bolsistas do TOPA


Mesa de Abertura, com Valdíria Rocha, Marisete Andrade, Supervisora do Programa na Direc 32 e Alba Rocha, da equipe de Mobilização da SEC/TOPA


Professora Ana Rita Santiago da Silva fala para participantes da Formação


Apresentação de Grupo de Trabalho

Leda, coordenadora zonal do TOPA pela UFRB

Trabalhos realizados na Formação

CONHECENDO A DIREC 32


Órgãos da administração direta da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia, as Diretorias Regionais de Educação são unidades regionais da SEC e têm por finalidade descentralizar as ações educacionais, sócio-educativas e comunitárias, no âmbito do Estado, executando atividades técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras.

DIREC 32 - Mapa dos Municípios

A DIREC 32 é a mais nova das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado da Bahia.
Criada na década de 2000, a Direc 32 abrange nove municipios do Recôncavo: Cachoeira, Cabaceiras do Paragraçu, Governador Mangabeira, Maragojipe, Muritiba, Sapeaçu, São Felipe, São Félix e Cruz das Almas, municipio onde está sediada. Sob sua administração estão 36 escolas estaduais.