terça-feira, 14 de abril de 2009

Nota enviada à imprensa

TOPA INICIA CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS NA DIREC 32


Iniciaram-se no dia 13 de abril as consultas oftalmológicas do Programa Estadual de Atenção Oftalmológica/TOPA – Todos pela Alfabetização, na Direc 32.

Este Programa é resultado da parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC, instituído e regulamentado pela Portaria nº 1.349, de 29 de maio de 2008, para garantir o acesso ao atendimento integral em oftalmologia aos alfabetizandos/as do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização.

O Programa consiste na oferta de consultas, óculos e encaminhamento dos/as alfabetizandos/as para intervenções de maior complexidade em oftalmologia, como cirurgias de catarata e glaucoma e apresenta, no momento, uma oferta de 1.196 consultas oftalmológicas e tonometrias/mês, na clinica CLION, do município de Muritiba.

No mês de abril as consultas absolverão a demanda dos cerca de 400 alfabetizandos/as de Muritiba, mas a previsão é que sejam realizados, na seqüência, os atendimentos dos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Cachoeira, Maragogipe e Cabaceiras do Paraguaçu, totalizando mais de 10 mil pessoas atendidas entre os meses de maio e setembro.

Para a Supervisora do Programa na Direc 32, Marisete Fernandes de Andrade, a oferta do exame oftalmológico comprova a relevância do Programa TOPA para o Governo da Bahia e o compromisso deste governo com a transformação social. “O TOPA representa para milhares de pessoas a oportunidade de enxergar o mundo com o olhar de quem está preparado para nele interferir e atuar com cidadania plena e a oferta do exame oftalmológico é a garantia deste olhar", conclui Marisete.

Maiores informações sobre o TOPA e o atendimento oftalmológico podem ser obtidas na Direc 32, através do telefone (75) 3621- 3993.