quinta-feira, 15 de abril de 2010

PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO ATENDERÁ ALFABETIZANDOS DO TOPA DA DIREC 32

O Governo do Estado iniciou mais uma etapa do Programa SAÚDE EM MOVIMENTO, no município de Riachão do Jacuipe. A ação vai acontecer nos dias 9 a 18 de maio, atendendo alfabetizandos do TOPA e pessoas da comunidade.

Para esta etapa, o TOPA da Direc 32 foi contemplado com 315 vagas, distribuídas entre as turmas das Entidades (movimentos sociais e sindical) e das Secretarias Municipais de Educação dos municipios de Cruz das Almas (90 vagas) e Maragogipe (225 vagas), entre os dias 11 e 16 de maio.

Apesar do número de atendimentos não ser pequen frente à demanda do TOPA na Direc 32, estamos buscando alternativas para ampliar este atendimento nas próximas etapas do Programa Saúde em Movimento.

O QUE É O PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO

Concepção

O Saúde em Movimento surgiu a partir de um levantamento do perfil epidemiológico na Bahia e das especialidades médicas mais carentes de profissionais no estado. A opção pelo atendimento oftalmológico nesta primeira etapa foi motivada pela elevada demanda por cirurgias de catarata e pterígio e também para atender os alunos do Topa. Muitos dos alfabetizandos do programa se enquadram na faixa etária acima de 40 anos, quando normalmente as pessoas começam a apresentar presbiopia (necessidade de óculos para ler). A dificuldade em enxergar prejudicava o desempenho desse público nas salas de aula.

O Programa é desenvolvido pela SESAB, numa parceria com a SEC, com o objetivo de levar para todas as regiões do estado ações resolutivas de saúde, possibilitando aos moradores das cidades do interior e aos alunos do programa Topa a detecção, o diagnóstico e o tratamento de vários problemas de saúde.

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, explica que apenas 20% dos municípios baianos têm a oferta regular de oftalmologistas, desta forma, a carência da população por este tipo de serviço é muito grande. Solla julga ser "inconcebível que atualmente, com todos os recursos tecnológicos existentes, encontremos cidadãos cegos, há mais de 16 anos, por causa de uma catarata, algo que se corrige com uma cirurgia relativamente simples, em pouco mais de cinco minutos", comentou.

Os dados, na avaliação de Jorge Solla, fazem parte de um conjunto de sintomas com origem na centralização da oferta de serviços na área de Saúde. Para ele, nos últimos vinte anos, a política equivocada dos gestores centralizou a oferta de serviços especializados em saúde e transformou Salvador numa espécie de "Meca", onde todos que precisavam destes tipos de atendimentos tinham que realizar essa peregrinação. Ele explica que um dos aspectos responsáveis pelo sucesso do Saúde em Movimento é a itinerância do serviço e justifica afirmando que "somente assim, fazendo com que a saúde bata à porta de quem mais precisa, é que conseguiremos recuperar o tempo perdido", avaliou o secretário.

O coordenador médico do Saúde em Movimento, Diego Áquila, complementa que as consultas oftalmológicas realizadas significam uma importante ação, no sentido da prevenção da cegueira, já que é possível diagnosticar precocemente doenças como o glaucoma e vários tipos de retinopatias. Diego informa, ainda, que 42 tipos de exames fazem parte do elenco contratado pela Sesab para o Saúde em Movimento. Os exames diagnósticos e complementares são realizados com equipamentos de última geração e os pacientes podem ter acesso a procedimentos como: biometria, campimetria computadorizada, paquimetria ultrassônica.

A melhoria na qualidade de vida e reinserção social dos pacientes, após ter a visão restabelecida, é outro aspecto a ser destacado na ação promovida pelo Saúde em Movimento. Entre os exemplos contablizados estão os alunos do programa Todos Pela Alfabetização - TOPA, que melhoram o desempenho escolar a partir da melhoria da visão o caso do ex-agricultor Waldemar de Jesus, 85 anos, submetido a cirurgia de catarata na cidade de Gandu, que agora vai poder realizar o sonho de voltar a receber, após dez anos, a sua própria aposentadoria e efetuar o pagamento das suas contas, "não vou depender de mais ninguém para fazer as minhas coisas, vou poder ir ao banco sozinho e receber o meu dinheirinho", comemorou o aposentado.

Balanço

Desde que iniciou suas atividades, no final de outubro do ano passado, o Saúde em Movimento já realizou mais de 100 mil consultas e exames complementares, além da realização de cirurgias de catarata e pterígio.


Imagens do Saúde em Movimento no municipio de Miguel Calmon



A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta por cerca de 150 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, e conta com a ação interinstitucional das secretarias estadual e municipais da Saúde e da Educação.


-------------------------------------------------------

Com informações de:

http://www.isaude.net

http://www.comunicacao.ba.gov.br

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.