quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

JORNADA PEDAGÓGICA 2010


Cerca de 50 mil professores da rede estadual de ensino participam de 4 a 10 de fevereiro da Jornada Pedagógica, que acontece, simultaneamente, em 120 polos distribuídos pelos territórios da Bahia. Mais do que planejar o ano letivo, a jornada é um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica e de troca de experiências e insere-se no compromisso da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o movimento Todos pela Escola para garantir aos estudantes o direito de aprender.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: OS EDUCADORES E SUAS PRÁTICAS

A Jornada Pedagógica é um espaço de trabalho do planejamento técnico em que os educadores e educadoras dialogam sobre as práticas cotidianas da escola, orientadas pelo pensamento coletivo na perspectiva da contextualização, bem como da reflexão sobre as aprendizagens prioritárias decorrentes da Base Nacional Comum – BNC, e seus efeitos nas dimensões culturais, intelectuais, éticas e políticas da formação humana, sob responsabilidade da escola. A Jornada compõe um modelo de gestão de rede que acentua o coletivo de escolas como foco do planejamento, além de reiterar que esse coletivo contribui para a sistematização de experiências que podem reforçar a capacidade pedagógica da rede escolar estadual e reafirmar a importância de projetos comuns mobilizadores das aprendizagens prioritárias.

A JORNADA NA DIREC 32

Na DIREC 32 a Jornada seguirá o roteiro estabelecido pela SEC, mas terá uma programação específica no dia da abertura - 04 de fevereiro, no Teatro Laranjeira. Às 8 e meia acontecerá a Abertura Oficial da Jornada no Estado, com transmissão através de videoconferencia dos pronunciamentos do Governador Jaques Wagner e do Secretário Osvaldo Barreto.
Após este momento, a programação seguirá com palestra do Coordenador Estadual da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, que tratará do tema Leis Educacionais. Na parte da tarde as professoras Tânia Celeste Costa Barreto e Silvana Ferreira discorrerão sobre os temas 'Motivação do Professor' e 'Repensando o Currículo', respectivamente.
Nos dias seguintes (05, 8, 9 e 10 de fevereiro) as atividades serão transferidas para as Unidades Escolares, quando docentes, membros dos colegiados escolares e equipe dirigente das escolas planejarão as atividades pedagógicas para o ano letivo de 2010 que será iniciado no dia 22 de fevereiro.



Nenhum comentário: