"A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou encontro com a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira para garantir que 1.150 alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) recebam atendimento oftalmológico. A Santa Casa de Misericórdia passa a integrar ao Programa de Atenção Oftalmológica, resultado de uma parceria das secretarias estaduais da Educação e Saúde.
A ação integra as atividades da Caravana da Educação, que foi instalada no dia 1º de julho, no Colégio Estadual da Cachoeira, no município de Cachoeira, atendendo à população. A idéia da Caravana é promover a integração entre os órgãos da SEC visando à melhoria do atendimento à comunidade local e o fortalecimento dos órgãos locais de educação (Direc e escolas), numa perspectiva de gestão descentralizada. O atendimento segue até as 18h.
Para o representante dos movimentos sociais, Teobaldo Miranda, o Topa tem sido muito importante para o desenvolvimento da região, pois além de educar, traz agora a assistência oftalmológica que também é relevante para o processo educacional. "É um estímulo para que as pessoas estudem, pois com a idade, a visão falha, e esta ajuda irá levantar ainda mais a auto-estima e o gosto pelos estudos", declarou Miranda.
Além de oferecer consultas, óculos e encaminhar os alfabetizandos para intervenções de maior complexidade em oftalmologia, o programa visa propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado e, conseqüentemente, melhoria do rendimento dos alfabetizandos e redução das taxas de evasão. A fase inicial já atende a alfabetizandos de 36 municípios.
Um levantamento realizado na primeira etapa do TOPA apontou que a maioria dos participantes tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a média de rendimento familiar per capita é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos." *
Na Direc 32 o atendimento oftalmológico começou a ser prestado no mês de abril, na Clínica Clion, em Muritiba. Já foram atendidos cerca de 600 alfabetizandos/as dos municipios de Muritiba, Governador Mangabeira e São Felipe, com prescrição de 546 óculos. Com o credenciamento de mais uma prestadora,a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, a previsão é de um incremento significativo na quantidade de alfabetizandos e alfabetizandas atendidas pelo programa e sua ampliação para outros municipios da Direc.
* Noticia colhida no Site da SEC: http://www.sec.ba.gov.br/aplicativos/noticia.asp?acao=5¬icia_id=717
O INSUPORTÁVEL FULGOR DA INSÔNIA
Há 2 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário