quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SEC prorroga prazo de matrícula para o TOPA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) prorrogou para 30 de setembro o prazo para a realização das matrículas para a terceira etapa do Topa - Todos pela Alfabetização 2009.

Com meta de alfabetizar, até 2010, um milhão de baianos a partir de 15 anos, o programa trabalha com a alfabetização sob a concepção de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade.

Na primeira etapa, em 2007, foram alfabetizadas 171 mil pessoas. Atualmente, o TOPA conta com 351 mil alfabetizandos em sala de aula e a meta é matricular 300 mil baianos para a terceira etapa.

Os interessados devem se dirigir à sede das Diretorias Regionais da Educação (Direc) ou às secretarias municipais de Educação. Já as entidades dos movimentos sociais e sindical que desejam aderir ao programa, devem procurar as Direc.

Em sua segunda edição, o programa esteve presente em 415 municípios, contou com a parceria de 441 entidades entre sindicatos, ONGs, associações de bairro e outras organizações e com a adesão de 358 prefeituras. Contudo, a meta é atender aos 417 municípios da Bahia. Os municípios que ainda não aderiram devem procurar a coordenação do Topa na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sala 402, até o dia 28 de agosto.

O programa prevê o cumprimento de oito meses de atividades de sala de aula, considerando as realidades locais, as especificidades territoriais e as populações atendidas (pescadores, agricultores, barraqueiros, marisqueiros, remanescentes de quilombolas, dentre outras), traduzidas pela sazonalidade, gerando calendários específicos nas localidades atendidas pelo programa.

Além de promover uma educação de qualidade para a população, o programa trabalha para garantir aos alfabetizandos a continuidade dos estudos, seja nos cursos de Educação de Jovens e Adultos ou regular, fundamentais na formação educacional de todo indivíduo.

Esse ano, a atenção dos organizadores do programa está voltada, especialmente, para as entidades de pescadores, quilombolas, comunidade carcerária e indígenas.

Com a finalidade de garantir a qualidade do programa, está sendo realizado, no início de cada etapa, um programa de formação inicial e continuada para os alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: ASCOM - SEC
www.sec.ba.gov.br

Nenhum comentário: