segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

EQUIPE DO TOPA NA DIREC 32

Celi, Adriana, Rose, Ane, Silvanira e Henrique! O apoio dessas pessoas, dia-a-dia na Direc, tornou possivel o trabalho trabalho de supervisão do Topa na Direc 32.
Meu muito obrigada a cada uma delas e a ele!!
Agradeço ainda, e especialmente, à nossa diretora da Direc 32, Carlinda Barros de Lacerda, pela confiança e parceria nas nossas ações e por todo o suporte que seu gabinete tem nos dispensado. Sem esses apoios o nosso trabalho não seria possivel. MUITO OBRIGADA!



Com um pé em 2010...



Com um pé em 2010 e o outro ainda em 2009, venho agradecer a cada um dos parceiros e parceiras que caminhou conosco nesta ano de 2009.

Durante esses 12 meses, lado a lado, conseguimos construir uma coisa da qual devemos nos orgulhar imensamente - um Programa que tem no resgate da cidadania e da autoestima do nosso povo a sua marca de nascimento e que a cada dia reafirma a sua importancia para baianos e baianas. Uma ação de governo que, como bem registrou o nosso Governador Jaques Wagner, não é mais do governo, é da sociedade baiana.

Com uma meta de alfabetizar um milhão de pessoas em quatro anos, o TOPA é grande não apenas nos números que apresenta. A sua grandeza é real porque NÓS o fizemos grande ao toparmos o desafio proposto pelo Governo.

Ao partilhar com os movimentos sociais a responsabilidade de tirar um milhão de baianos e baianas da situação de analfabetismo, nosso Governo mostrou que o seu slogan - Bahia, terra de todos nós - não é mera ilustração de uma idéia, mas um principio.

Ao aceitar esse desafio, a sociedade civil organizada em associações e sindicatos deu mostras de maturidade e compromisso efetivo com a transformação social.

Por tudo isso temos, cada um de nós, muitos motivos para comemorar 2009 e esperar o novo ano com a convicção de que poderemos, em 2010, concretizar os nossos desejos mais profundos de um ano de muito sucesso e vitórias.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TOPA CERTIFICA ALFABETIZADOS DA ETAPA 2008

Bahia supera meta ao alfabetizar
460 mil pessoas em duas etapas do Topa

A Bahia comemora a alfabetização de 460 mil baianos que conquistaram o direito de ler e escrever, durante as duas primeiras etapas do programa Topa - Todos pela Alfabetização, superando a meta estabelecida. Os resultados obtidos levam o governo a comemorar o marco de ter atingido quase 50% da meta de alfabetizar um milhão de jovens, adultos e idosos até o final de 2010. A certificação dos 289 mil baianos, da segunda etapa, acontece no dia 3 de dezembro, às 8h30, no Hotel Pestana.
O evento contará com a participação de 600 alfabetizados de todos os territórios baianos, que vão representar os concluintes da segunda turma do Topa. Entre eles estarão alunos como dona Enedina Pereira da Silva, 100 anos, e seu Ubaldo Dias, 106 anos, provas vivas de que nunca é tarde para aprender.
O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. Além disso, tem como desafio assegurar que, pelo menos, 70% dos egressos do Topa, deem continuidade aos estudos. Os números alcançados com o programa fazem da Bahia o estado campeão em alfabetização do país e também referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).
O programa prevê o cumprimento de oito meses de atividades de sala de aula, considerando as realidades locais, as especificidades territoriais e as populações atendidas. Em sua segunda edição, o programa esteve presente em 415 municípios, contou com a parceria de 441 entidades entre sindicatos, ONGs, associações de bairro e outras organizações e com a adesão de 358 prefeituras. Contudo, a meta é atender os 417 municípios da Bahia.
Na primeira etapa do programa, foram alfabetizados 171 mil baianos. Já na segunda etapa, 289 mil pessoas, que estão passando pelos testes cognitivos, serão alfabetizadas. Além disso, foram qualificados 17,5 mil alfabetizadores, mil coordenadores de turmas e 75 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sessão de Cinema do TOPA

Numa iniciativa da UFRB, Unidade Formadora do TOPA na Direc 32, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Direc, aconteceu em Santiago do Iguape, distrito quilombola de Cachoeira, mais uma Sesão de Cinema do TOPA.


Alfabetizadores/as do TOPA fazem abertura da Sessão de Cinema


Público presente à Sessão de Cinema



Reunidos na sede da ACASE - Associação Cultural e Artística de Santiago do Iguape, alfabetizandos/as do programa e diversas pessoas da comunidade puderam assistir ao filme "Tapete Vermelho", numa sessão regada a pipoca e refrigereante.

A idéia da mostra vai além da concepção do cinema como instrumento de lazer, ao incluir o filme como instrumento pedagógico, que possibilita reflexão, análise da realidade e do cotidiano. Nas palavras de Marcia Vinhas, coordenadora da atividade pela UFRB "não apenas a sala de aula e os instrumentos tradicionais devem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Aprende-se com filme, com música, poesia, arte e com a própria realidade e experiências pessoais."

A noite teve ainda apresentação de capoeiristas do Iguape, que vai sediar campeonato regional de capoeira nos próximos meses.



O FILME

Sensível, engraçado e comovente,
"Tapete Vermelho" (2006, direção de Luiz Alberto Pereira) conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele) pequeno agricultor que mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram das pequenas e médias cidades, obrigando Quinzinho e sua família a caminhar à procura da cidade grande.
No caminho eles se envolvem lendas da cultura popular brasileira, com violeiros que venderam a alma ao diabo, mandingas, o Movimento dos Sem-Terra, vigaristas que lhes roubam a mula, caminhoneiros e um milagre em Aparecida. Com tudo isso, o personagem aprende a lição de que é preciso protestar e fazer valer seus direitos.

Após a sessão foi realizado debate dobre o filme com a comunidade, onde os moradores do Iguape daclararam de sua identificação com o personagem Quinzinho e a realidade em que vivem.

Encerramentos do TOPA na Direc 32 - Formatura em Cruz das Almas




A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lisboa e Capivari, de Cruz das Almas, promoveu, com apoio da Direc 32, a Formatura dos Alfabetizados do Topa, no dia 04 de outubro.
Foi uma tarde de domigo cheia de alegria, tanto para os/as formandos/as, como para seus familiares e amigos que foram prestigiar o momento.
Cada alfabetizado, vestindo beca de TNT azul e chapéu de cartolina, confeccionado por eles mesmos, entrou acompanhado de um padrinho ou madrinha - filho/a, neto ou neta, amiga ou comadre, para receber o certificado emitido pela Associação.
Ao final da solenidade, que contou com a presença da Diretora da Direc 32 e da Supervisora do TOPA, foi servido um lanche que alegrou ainda mais a tarde.

Veja as fotos:


Alfabetizadores formaram o coral que animou a tarde


Aluna alfabetizada recebe de sua professora o certificado emitido pela Associação




Mesa de abertura


terça-feira, 20 de outubro de 2009

UFRB certifica bolsistas do TOPA da Direc 32



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, atuou como Unidade Formadora na etapa 2008/2009 do TOPA, onde desenvolvendo o Plano de Formação dos Alfabetizadores/as e Coordenadores/as do Programa dos municípios de Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Sapeaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, São Felipe, Maragogipe e Cabaceiras do Paraguaçu (Direc 32) e Santo Amaro (Direc 31).

A UFRB elaborou o Plano de Formação para Coordenadores (as), Alfabetizadores (as) do TOPA, de 60 horas, partindo de pressupostos teóricos preconizados por Paulo Freire e outros (as) pesquisadores (as), que não reduzem o processo alfabetização simplesmente ao fato de se adquirir uma tecnologia ou codificar uma língua, mas, numa visão bem mais ampliada. Ao contrário, defendem a apropriação de escrita e de leitura nas práticas sociais, considerando sempre o contexto histórico-social e as vivências dos sujeitos como ponto de partida do processo ensino-aprendizagem.

Esse Plano de Formação, desenvolvido a partir dos sujeitos envolvidos, teve como objetivo socializar estudos que lhes possibilitassem criar estratégias de ensino, permitindo a jovens e adultos, do recôncavo baiano, em processos de alfabetização, compreender e atribuir sentidos/interpretações aos múltiplos textos que perpassam o seu cotidiano e atender as suas necessidades comunicativas, em consonância com os seus saberes, repertórios artístico-culturais e inserções no mundo do trabalho.

Participaram dessa Formação cerca de 100 (Cem) Coordenadores/as de turmas e 1000 (Um mil) Alfabetizadores/as, que desenvolveram as ações do TOPA, de 10 municípios do Recôncavo, atingindo aproximadamente 15 mil alfabetizandos/as.

Todo esse trabalho está tendo sua culminância com as atividades de Certificação dos Bolsistas (Alfabetizadores/as e Coordenadores/as), iniciado em Maragogipe no dia 24 de setembro. Na sequencia aconteceram as certificações dos municipios de São Felipe (28/09), Governador Mangabeira (09/10), e de Muritiba e Sapeaçu (15/10). As próximas atividades com data já definida serão as de Cruz das Almas (23/10), São Felix (29/10)e Cachoeira (06/11).

Veja a seguir fotos da Certificação de São Felipe:


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe, parceiro do Topa no municipio, recepcionou a Certificação.



O Prefeito Francisco Ferreira saúda dos presentes na atividade.



Na platéia, o Vice-Reitor da UFRB, Sílvio Luiz de Oliveira Soglia.



O Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledad Nacif, fala da importância do TOPA.





A Diretora da Direc 32, Carlinda Barros de Lacerda, que destacou a importância da parceria entre Universidade, Governo do Estado, Prefeitura e Movimentos Sociais para o sucesso do TOPA na região.



O auditório do STR lotado por dezenas de Alfabetizadores/as, Coordenadoras e seus familiares.



A Coordenadora de Cultura e Educação da PROEXT/UFRB, Valdiria Rocha, entusiasta do TOPA.




José Carlos, Secretário Municipal de Educação de São Felipe, anunciou o empenho da Secretaria na ampliação da oferta de EJA para absorver os egressos do TOPA.



Dilma fala, representando todas as Coordenadoras do municipio



Representação dos/as Alfabetizadores/as



Alfabetizada pelo Topa em São Felipe emociona o público presente ao falar da mudança que o Programa representou em sua vida.










Manoel Bonfim, grande articulador do TOPA no municipio, unindo Mov. Sociais (Presidente do STR) e Prefeitura (Gestor Local).







Aluna do TOPA mostra que está alfabetizada ao convidar sua Alfabetizadora para receber o certificado ao lado da Coordenadora da Formação, professora Ana Rita Santiago.



Coordenadora recebe certificado das mãos da Supervisora do Topa na Direc 32, Marisete Andrade, representando todas as suas colegas.



Bonfim e sua equipe: NOTA 10!



Bolsistas certificadas comemoram a conquista.




A ocasião pedia uma comemoração à altura!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lançado edital para selecionar instituições de ensino superior formadoras do TOPA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia acaba de lançar edital para selecionar instituições de ensino superior para a formação de professores alfabetizadores e coordenadores de turma do TOPA - Todos pela Alfabetização.

As instituições também terão que garantir formação para os tradutores de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro.

Podem participar da seleção instituições de ensino superior públicas ou privadas. Também instituições comunitárias de ensino superior sem fins lucrativos, que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência em atividades educacionais e, no mínimo, três anos de experiência em alfabetização de jovens e adultos.

As inscrições devem ser encaminhadas, via sedex, para o seguinte endereço:
Avenida Luis Viana Filho, nº 600, CAB, CEP 41.750-300.

Mais informações pelo telefone: (75)3115-8987/1354/1355.

O edital completo pode ser obtido no site da Secretaria www.sec.ba.gov.br.

TOPA - O Programa está também com inscrições abertas até dia 30 deste mês. Os interessados devem se dirigir à sede das Diretorias Regionais da Educação (Direc) ou às secretarias municipais de Educação.

O TOPA objetiva alfabetizar jovens acima de 15 anos e adultos que não tiveram acesso à escolaridade, através de aulas com programação focada nos princípios básicos de escolarização. Atualmente, o programa conta com 351 mil alfabetizandos em sala de aula e tem como meta alfabetizar um milhão de baianos até 2010.

Fonte: ASCOM - SEC

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENTIDADES PARCEIRAS DA 3ª ETAPA DO TOPA NA DIREC 32

Com o encerramento do período de adesão para novas Entidades e Prefeituras, o TOPA na Direc 32 ganhou novos/as parceiros/as.

Entre as prefeituras, a única que estava de fora das etapas anteriores já firmou convenio com o Governo do Estado e Muritiba é a nossa mais nova parceiras entre as prefeituras! E essa parceria já está dando frutos, pois o prefeito Epifânio (ou Babão, como ele prefere ser chamado) demonstrou toda a sua disposição em colaborar com as ações do Programa.

Para tanto, lançou uma campanha entre os servidores municipais, com foco nos profissionais da limpeza pública, com doação de cesta básica àqueles que se inscreverem no Topa e permanecerem em sala de aula nos oito meses do programa.

Esse anuncio foi feito durante encontro que reuniu na Biblioteca Municipal de Muritiba a Secretária Municipal de Educação, Luciana Dourado, a Supervisora do Topa na Direc 32, Marisete Andrade e a nova Gestora Local do municipio, Helena Souza com alfabetizadores e coordenadoras do Programa em Muritiba.

Veja abaixo as entidades que compõem o TOPA na Direc 32 para a nova Etapa:

CABACEIRAS DO PARAGUAÇU:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR;
Sindicato dos Servidores Públicos de Cabaceiras do Paraguaçu;
Associação do Povo na Obra de Arte da Comunidade de Pé de Serra e Lagoa Seca.

CRUZ DAS ALMAS:
Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lisboa e Capivari;
Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Combê, Tintureiro e Tuá;
Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Radiodifusão do Bairro da Assembléia de Incentivo a Cultura, Arte e Lazer - ASDREBAICA;
Associação Comunitária do Brasil e Promoção Humana - ACOBRAPH;
Associação de Desenvolvimento Comunitário de Boca da Mata;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR.

CACHOEIRA:
Associação Cultural e Artística de Santiago do Iguape;
Grupo Ritmos e Movimentos Quadrilha Girassol do Iguape;
Associação Grupo de Capoeira Espaço Aberto;
Associação de Agodô Nibú;
Associação Quilombola de Santiago do Iguape;
Instituto Adventista do Nordeste Instituto Adventista do Nordeste;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR.

GOVERNADOR MANGABEIRA:
Associação do Povo Carente Trabalhador da Comunidade de Jacaré Grande;
Associação Beneficente Maanaim;
Associação de Moradores e Pequenos Produtores De Tocos III;
Associação Beneficente Mangabeirense;
Associação de Proteção à Criança e ao Idoso - APCI;
Centro Especial e Reabilitação Psíquico-Social- CREPS;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR.

MARAGOGIPE:
Associação de Desenvolvimento Comunitário do Serrote;
Associação Beneficente do Batatan;
Associação Rural Nova Esperança da Serraria;
Associação Beneficente Comunitária Nossa Senhora das Candeias de Rio dos Paus.

MURITIBA:
Associação Comunitária Rural de Baixa Grande e Abrangência;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR.

SÃO FELIPE:
Associação de Desenvolvimento Comunitário do Sapezinho;
Associação de Desenvolvimento Comunitário Copioba do Bom Gosto, Mucambo e Boa Esperança;
Associação de Desenvolvimento Comunitário da Tapera;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR.

SÃO FÉLIX:
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR.

SAPEAÇU:
Associação Comunitária dos Moradores da Rua da Vitória e Nova Brasília;
Associação de Desenvolvimento Comunitário de Quiamba e Lagoinha;
Associação de Desenvolvimento Recreativo, Educacional, Cultural e Comercial de Sapeaçu - ADRECS;
Associação Comunitária do Murici.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ETAPA 2009 DO TOPA - QUEM PODE PARTICIPAR

Aqui na Direc 32 a procura por informações sobre a 3ª Etapa do TOPA (Etapa 2009) tem sido intensa, por isso resolvemos postar os critérios para participação no Programa aqui no blog.

Atualmente estamos na fase do cadastramento de turmas, alfabetizadores e coordenadores, cujas inscrições (veja post anterior) foram prorrogadas até 30 de setembro.

Maiores informações sobre como participar do Programa podem ser encontradas na página da SEC na internet (www.sec.ba.gov.br > Programas e Projetos > TOPA), diretamente na Direc 32 (Rua Crisógno Fernandes, 507 - em frente ao Colégio Cruz das Almas) ou pelo telefone (75) 3621-3993.

Vejam as instruções (resumo da RESOLUÇÃO MEC/FNDE Nº. 12, DE 03 DE ABRIL DE 2009):


1. PARCEIROS/AS DO PROGRAMA

A) Entidades dos Movimentos Sociais: Formalizam adesão através da Direc
B) Prefeituras: Firmam convênio com a SEC

2. ATRIBUIÇÕES DAS ENTIDADES PARCEIRAS

- Realizar seleção de alfabetizadores/as, coordenadores/as de turmas e tradutores/as intérpretes de LIBRAS, de acordo com as orientações, responsabilizando-se por suas ações no Programa;

- Localizar, identificar, conscientizar e cadastrar jovens, adultos e idosos não alfabetizados, para ingresso em turmas de alfabetização do Programa;

- Oferecer espaços de alfabetização adequados à implantação das turmas de alfabetização sob sua responsabilidade;

- Auxiliar na distribuição e provimento de material didático e pedagógico;
- Monitorar a freqüência de alfabetizadores/as e dos coordenadores/as de turma e acompanhar a freqüência dos alfabetizandos/as;

- Receber e aplicar os recursos financeiros transferidos pela SEC à conta do Programa (atribuição exclusiva das prefeituras);

- Indicar gestor local para coordenar o Programa no município (atribuição exclusiva das prefeituras);

- Mobilizar esforços para garantir atendimento oftalmológico aos alfabetizandos/as;

3. PÚBLICO BENEFICIÁRIO

a) Jovens com 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados;
b) Voluntários/as alfabetizadores/as;
c) Voluntários/as tradutores intérpretes da linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS)
d) Voluntários/as Coordenadores/as de Turmas

4. DURAÇÃO/CARGA HORÁRIA

- 8 (oito) meses, com no mínimo 320 (trezentos e vinte) horas
- Aulas de 02:30 h (duas horas e meia), quatro vezes por semana
- Planejamento semanal de, pelo menos, 02:30 h (duas horas e meia)

5. CRITÉRIO PARA FORMAÇÃO DE TURMAS

- Zonas rurais: Turmas formadas por no mínimo 07 (sete) e no máximo 25 (vinte e cinco) alfabetizandos/as;
- Zonas urbanas: Turmas formadas por no mínimo 14 (quatorze) e no máximo 25 alfabetizandos/as;
- Alunos/as com necessidades especiais: máximo de 03 (três) por turma

6. CRITÉRIO PARA INDICAÇÃO DE COORDENADORES/AS DE TURMAS

- Zonas rurais: Mínimo de 05 (cinco) e máximo de 13 (treze) turmas
- Zonas urbanas: Mínimo de 07 (sete) e máximo de 15 (quinze) turmas

7. PAGAMENTO DE BOLSAS

- Alfabetizadores/as com 01 turma ativa: Bolsa de R$250,00
- Alfabetizadores/as com 02 turmas ativas: Bolsa de R$500,00
- Turma com alunos especiais: Bolsa de R$275,00
- Coordenadores/as: Bolsa de R$500,00

8. CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE BOLSISTAS

8.1. ALFABETIZADORES/AS:

- Formação mínima em Nível Médio (completo);
- Idade: Maiores de 18 anos;
- Qualificação: Experiência em educação de jovens e adultos.

8.2. COORDENADORES/AS DE TURMAS:

- Ter, preferencialmente, nível superior;
- Ter, no mínimo, formação nível médio;
- Ter experiência, preferencialmente, em educação de jovens e adultos;
- Apresentar disponibilidade de tempo para acompanhamento das turmas.

9. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO/A COORDENADOR/A

- Acompanhar o processo de alfabetização, realizando supervisão pedagógica de no máximo 15 turmas;

- Acompanhar planejamento e aplicação dos testes cognitivos de entrada e saída aos alfabetizandos;

- Identificar e relatar ao gestor local ou à entidade e à Direc as dificuldades de implantação do Programa;

- Controlar e, em parceria com o Gestor Local ou representante da sua entidade, supervisionar a freqüências dos alfabetizandos/as;

- Supervisionar e registrar as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos, ao transporte escolar e alimentação;

- Planejar e supervisionar estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores/as;

- Junto com o gestor local ou representante da sua entidade, encaminhar os jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a EJA.

SEC prorroga prazo de matrícula para o TOPA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) prorrogou para 30 de setembro o prazo para a realização das matrículas para a terceira etapa do Topa - Todos pela Alfabetização 2009.

Com meta de alfabetizar, até 2010, um milhão de baianos a partir de 15 anos, o programa trabalha com a alfabetização sob a concepção de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade.

Na primeira etapa, em 2007, foram alfabetizadas 171 mil pessoas. Atualmente, o TOPA conta com 351 mil alfabetizandos em sala de aula e a meta é matricular 300 mil baianos para a terceira etapa.

Os interessados devem se dirigir à sede das Diretorias Regionais da Educação (Direc) ou às secretarias municipais de Educação. Já as entidades dos movimentos sociais e sindical que desejam aderir ao programa, devem procurar as Direc.

Em sua segunda edição, o programa esteve presente em 415 municípios, contou com a parceria de 441 entidades entre sindicatos, ONGs, associações de bairro e outras organizações e com a adesão de 358 prefeituras. Contudo, a meta é atender aos 417 municípios da Bahia. Os municípios que ainda não aderiram devem procurar a coordenação do Topa na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sala 402, até o dia 28 de agosto.

O programa prevê o cumprimento de oito meses de atividades de sala de aula, considerando as realidades locais, as especificidades territoriais e as populações atendidas (pescadores, agricultores, barraqueiros, marisqueiros, remanescentes de quilombolas, dentre outras), traduzidas pela sazonalidade, gerando calendários específicos nas localidades atendidas pelo programa.

Além de promover uma educação de qualidade para a população, o programa trabalha para garantir aos alfabetizandos a continuidade dos estudos, seja nos cursos de Educação de Jovens e Adultos ou regular, fundamentais na formação educacional de todo indivíduo.

Esse ano, a atenção dos organizadores do programa está voltada, especialmente, para as entidades de pescadores, quilombolas, comunidade carcerária e indígenas.

Com a finalidade de garantir a qualidade do programa, está sendo realizado, no início de cada etapa, um programa de formação inicial e continuada para os alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: ASCOM - SEC
www.sec.ba.gov.br

domingo, 16 de agosto de 2009

RODAS DE FORMAÇÃO EM TERREIRO



O Topa na Direc 32 avançou no seu porcesso formativo no mês de agosto.

No dia 15 desse mês aconteceu a primeira Roda de Formação em Terreiro, uma iniciativa da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia - UFRB, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maragogipe.

Dirigida aos alfabetizadores e coordenadores do Programa, a Roda de Formação reuniu mais de 150 pessoas no Terreiro Banda Lecongo, dirigido por Mãe Kissasse na cidade de Maragogipe, para debater sobre o tema 'Práticas pedagógicas em religiões de Matriz Africana', com mediação da professora Vanda Machado e do professor Alcides Carvalho.

A programação incluiu ainda a exibição do vídeo 'Casa de Santo', que conta a história do Recôncavo a partir da instalação dos terreiros de Candomblé e seu papel na formação da identidade cultural, étnica e religiosa da região. E como não poderia deixar de ser, o dia de intensos e ricos debates foi encerrado com muito samba de roda.

Vejam a seguir as imagens da atividade.


Mãe Kissasse - 57 anos de Santo


Com as bençãos de Mãe Kissasse inicia-se o dia de trabalho

Professora Ana Rita Santiago, coordenadora da Formação, fala na Mesa de Abertura

Público presente à Formação