quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sessão de Cinema do TOPA

Numa iniciativa da UFRB, Unidade Formadora do TOPA na Direc 32, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Direc, aconteceu em Santiago do Iguape, distrito quilombola de Cachoeira, mais uma Sesão de Cinema do TOPA.


Alfabetizadores/as do TOPA fazem abertura da Sessão de Cinema


Público presente à Sessão de Cinema



Reunidos na sede da ACASE - Associação Cultural e Artística de Santiago do Iguape, alfabetizandos/as do programa e diversas pessoas da comunidade puderam assistir ao filme "Tapete Vermelho", numa sessão regada a pipoca e refrigereante.

A idéia da mostra vai além da concepção do cinema como instrumento de lazer, ao incluir o filme como instrumento pedagógico, que possibilita reflexão, análise da realidade e do cotidiano. Nas palavras de Marcia Vinhas, coordenadora da atividade pela UFRB "não apenas a sala de aula e os instrumentos tradicionais devem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Aprende-se com filme, com música, poesia, arte e com a própria realidade e experiências pessoais."

A noite teve ainda apresentação de capoeiristas do Iguape, que vai sediar campeonato regional de capoeira nos próximos meses.



O FILME

Sensível, engraçado e comovente,
"Tapete Vermelho" (2006, direção de Luiz Alberto Pereira) conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele) pequeno agricultor que mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram das pequenas e médias cidades, obrigando Quinzinho e sua família a caminhar à procura da cidade grande.
No caminho eles se envolvem lendas da cultura popular brasileira, com violeiros que venderam a alma ao diabo, mandingas, o Movimento dos Sem-Terra, vigaristas que lhes roubam a mula, caminhoneiros e um milagre em Aparecida. Com tudo isso, o personagem aprende a lição de que é preciso protestar e fazer valer seus direitos.

Após a sessão foi realizado debate dobre o filme com a comunidade, onde os moradores do Iguape daclararam de sua identificação com o personagem Quinzinho e a realidade em que vivem.

Encerramentos do TOPA na Direc 32 - Formatura em Cruz das Almas




A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lisboa e Capivari, de Cruz das Almas, promoveu, com apoio da Direc 32, a Formatura dos Alfabetizados do Topa, no dia 04 de outubro.
Foi uma tarde de domigo cheia de alegria, tanto para os/as formandos/as, como para seus familiares e amigos que foram prestigiar o momento.
Cada alfabetizado, vestindo beca de TNT azul e chapéu de cartolina, confeccionado por eles mesmos, entrou acompanhado de um padrinho ou madrinha - filho/a, neto ou neta, amiga ou comadre, para receber o certificado emitido pela Associação.
Ao final da solenidade, que contou com a presença da Diretora da Direc 32 e da Supervisora do TOPA, foi servido um lanche que alegrou ainda mais a tarde.

Veja as fotos:


Alfabetizadores formaram o coral que animou a tarde


Aluna alfabetizada recebe de sua professora o certificado emitido pela Associação




Mesa de abertura


terça-feira, 20 de outubro de 2009

UFRB certifica bolsistas do TOPA da Direc 32



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, atuou como Unidade Formadora na etapa 2008/2009 do TOPA, onde desenvolvendo o Plano de Formação dos Alfabetizadores/as e Coordenadores/as do Programa dos municípios de Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Sapeaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, São Felipe, Maragogipe e Cabaceiras do Paraguaçu (Direc 32) e Santo Amaro (Direc 31).

A UFRB elaborou o Plano de Formação para Coordenadores (as), Alfabetizadores (as) do TOPA, de 60 horas, partindo de pressupostos teóricos preconizados por Paulo Freire e outros (as) pesquisadores (as), que não reduzem o processo alfabetização simplesmente ao fato de se adquirir uma tecnologia ou codificar uma língua, mas, numa visão bem mais ampliada. Ao contrário, defendem a apropriação de escrita e de leitura nas práticas sociais, considerando sempre o contexto histórico-social e as vivências dos sujeitos como ponto de partida do processo ensino-aprendizagem.

Esse Plano de Formação, desenvolvido a partir dos sujeitos envolvidos, teve como objetivo socializar estudos que lhes possibilitassem criar estratégias de ensino, permitindo a jovens e adultos, do recôncavo baiano, em processos de alfabetização, compreender e atribuir sentidos/interpretações aos múltiplos textos que perpassam o seu cotidiano e atender as suas necessidades comunicativas, em consonância com os seus saberes, repertórios artístico-culturais e inserções no mundo do trabalho.

Participaram dessa Formação cerca de 100 (Cem) Coordenadores/as de turmas e 1000 (Um mil) Alfabetizadores/as, que desenvolveram as ações do TOPA, de 10 municípios do Recôncavo, atingindo aproximadamente 15 mil alfabetizandos/as.

Todo esse trabalho está tendo sua culminância com as atividades de Certificação dos Bolsistas (Alfabetizadores/as e Coordenadores/as), iniciado em Maragogipe no dia 24 de setembro. Na sequencia aconteceram as certificações dos municipios de São Felipe (28/09), Governador Mangabeira (09/10), e de Muritiba e Sapeaçu (15/10). As próximas atividades com data já definida serão as de Cruz das Almas (23/10), São Felix (29/10)e Cachoeira (06/11).

Veja a seguir fotos da Certificação de São Felipe:


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe, parceiro do Topa no municipio, recepcionou a Certificação.



O Prefeito Francisco Ferreira saúda dos presentes na atividade.



Na platéia, o Vice-Reitor da UFRB, Sílvio Luiz de Oliveira Soglia.



O Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledad Nacif, fala da importância do TOPA.





A Diretora da Direc 32, Carlinda Barros de Lacerda, que destacou a importância da parceria entre Universidade, Governo do Estado, Prefeitura e Movimentos Sociais para o sucesso do TOPA na região.



O auditório do STR lotado por dezenas de Alfabetizadores/as, Coordenadoras e seus familiares.



A Coordenadora de Cultura e Educação da PROEXT/UFRB, Valdiria Rocha, entusiasta do TOPA.




José Carlos, Secretário Municipal de Educação de São Felipe, anunciou o empenho da Secretaria na ampliação da oferta de EJA para absorver os egressos do TOPA.



Dilma fala, representando todas as Coordenadoras do municipio



Representação dos/as Alfabetizadores/as



Alfabetizada pelo Topa em São Felipe emociona o público presente ao falar da mudança que o Programa representou em sua vida.










Manoel Bonfim, grande articulador do TOPA no municipio, unindo Mov. Sociais (Presidente do STR) e Prefeitura (Gestor Local).







Aluna do TOPA mostra que está alfabetizada ao convidar sua Alfabetizadora para receber o certificado ao lado da Coordenadora da Formação, professora Ana Rita Santiago.



Coordenadora recebe certificado das mãos da Supervisora do Topa na Direc 32, Marisete Andrade, representando todas as suas colegas.



Bonfim e sua equipe: NOTA 10!



Bolsistas certificadas comemoram a conquista.




A ocasião pedia uma comemoração à altura!